O poder e a força de tornar-se um licenciado da Sanrio

O QUE É O LICENCIAMENTO?

Segundo a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento), o licenciamento de marca é o direito contratual de utilizar uma marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária. É uma troca de valores que favorece o licenciado e o licenciador.

O licenciamento é uma grande oportunidade e uma bela estratégia para ampliar o reconhecimento de uma marca e alavancar as vendas de um negócio. Além da fácil disponibilidade para pequenas, médias e grandes empresas, é um processo fácil, rápido e seguro que oferece diversas vantagens, tanto para a marca quanto para a empresa licenciadora.

O mercado brasileiro de licenciamento cresceu muito nos últimos anos, faturando 17 bilhões de reais no ano de 2016, segundo a Abral. Aproximadamente 70% desse mercado é ligado ao entretenimento, explorando o setor de roupas e brinquedos.


banner2

A SANRIO

Segundo a Revista License Global 2017, atualmente a Sanrio é a 12ª maior empresa licenciadora do mundo. É uma empresa multinacional produtora e distribuidora de personagens licenciados para uso e aplicação em produtos ou serviços.

Com um faturamento de aproximadamente 4,4 bilhões de dólares por ano e 50 mil produtos comercializados em mais de 150 países, a Sanrio tem em seu portfólio uma das personagens mais conhecidas e queridas mundialmente, a Hello Kitty, um ícone multitarget que atinge pessoas de todas as idades ao redor do mundo.

Junto com ela, a Sanrio também possui outros personagens icônicos, como o Keroppi™, o Chococat™, o Badtz-Maru™, a My Melody™, os LittleTwinStars™, e mais recentemente, o ovinho preguiçoso Gudetama™, que virou um sucesso no Japão e já vem atingindo uma legião de fãs aqui no Brasil também.

Há mais de 15 anos no Brasil, atualmente a empresa possui mais de 90 contratos ativos no país nas mais diversas categorias. Dentre as parcerias estão marcas como: Grendene, Cristina Fashion Brands, Johnson & Johnson, Tilibra, FestColor, Kumon, Plasutil, Marisa, Molin, Multilaser, Riclan, Ciranda Cultural, entre outros.

Uma das mais recentes parcerias com a Sanrio foi com a Artex, uma das mais tradicionais empresas no segmento de cama, mesa e banho. Gabriela Rodrigues, gerente de desenvolvimento da empresa relatou: “Ficamos muito felizes com a parceria com a Sanrio. Ter em nossa rede de lojas Artex uma coleção Hello Kitty foi um processo extremamente prazeroso para nós. Houve troca de experiências, apoio e muito alinhamento entre as equipes, cada um respeitando o seu expertise. Com um cenário tão favorável assim o resultado não poderia ter sido melhor. Tivemos crescimento em vendas, agregando valores à coleção infantil sem canibalização de portfólio. Superamos as expectativas e assim já estamos evoluindo com a continuidade do projeto, tanto que nas próximas semanas já teremos uma nova coleção Hello Kitty. Estamos muito otimistas com essa nova etapa e agradecemos à toda a equipe da Sanrio por fazer das lojas Artex um novo lar para a Hello Kitty, e pelo carinho, respeito e profissionalismo durante todo o processo.”


POR QUÊ LICENCIAR-SE À SANRIO?

A maior parte do mercado de licenciamento é direcionada para o público infantil, através de personagens e desenhos animados, ou seja, licenciar-se à Sanrio é uma forte estratégia para obter sucesso nos negócios.

Devido à flexibilidade dos personagens de se adaptarem facilmente em embalagens e layouts de diferentes produtos, é possível desenvolver um universo de infinitas possibilidades criativas, atingindo diversos consumidores.

Um dos maiores desafios do licenciamento é encontrar uma parceria estável, duradoura e segura para realizar um investimento certeiro que valha a pena. O sucesso de uma boa parceria inicia-se com uma avaliação clara das expectativas de cada uma das partes para a criação de um projeto bem planejado e estruturado. O licenciado conhece exatamente o seu produto e o licenciador, as características de seus personagens, por isso  unir forças em cada uma das áreas é um dos grandes diferenciais da Sanrio.


Dentre os principais benefícios que uma marca adquire ao licenciar-se à Sanrio estão:

- Visibilidade no mercado
- Significativo aumento no número de vendas
- Fortalecimento do nome da marca através da Hello Kitty
- Diferenciação e destaque em relação aos concorrentes
- Agregação de valores aos produtos
- Alinhamento estratégico com foco criativo
- Facilidade de acesso aos canais de distribuição
- Confiança, segurança e estabilidade para a realização do projeto
- Comunicação clara para melhor atingimento dos objetivos


Licenciar-se à Sanrio é confiar no poder de uma das maiores empresas licenciadoras do mundo, construindo estrategicamente um negócio rentável, favorável e lucrativo. Faça parte desse sucesso mundial!

Deixe o seu comentário! (0 Comentários)